RECORTE SALVADOR :: 03_DESEJO

domingo, 15 de abril de 2007

Sobre o trabalho de Percepção da área XXXX

Trabalhar uma área superconhecida, devastada por nossos olhares a ponto de não a mais enxergarmos, foi o nosso maior desafio, pois tudo na área do XXX expressa espaços para degustações rápidas, fast food urbano, gente pra todos os lados, pra todos os cantos a pressa acentuada, os edifícios alegóricos, a expressiva quantidade de ambulantes, vende-se tudo! Mensagens contraditórias, vizinhos o EMARANHADO convive com a RECLUSÃO.
Se: PASSA – CONECTA – ENVOLVE – ESQUECE – CONSOME – ESCONDE – DISTRAI – CONFUNDE – PAGA – REPRIME – CORRE – VAI – PROJETA....tudo muito rápido. Tudo ao mesmo tempo.
PQ? Pelo DESEJO
O Desejo, palavra síntese que resultou de nossas percepções isoladas e confrontadas no mapa da região do XXX. Inspirado nas peças publicitárias que exploram o fetiche, e a exacerbação do corpo, compomos um vídeo (ai em baixo, já viu?) usando imagens do local mixadas com imagens que mais se relacionavam com aquelas palavras que utilizamos para achar a palavra síntese (um pouco mais a baixo do vídeo), finalizando com uma provocação, O QUE VC DESEJA? Pergunta feita aos nossos colegas e professores, que estavam devidamente munidos com uma cédula de 50. Foi oferecido um tabuleiro de produtos (foto logo abaixo, em cima do vídeo) que poderiam comprar, colocando a cédula sobre o objeto desejado, informações que nos ajudaram a mapear os desejos da sala (material para um outro debate). Detalhe interessante que os produtos que colocamos eram mais caros que os 50 conto distribuídos poderiam comprar.

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2 Comentários:

Blogger San disse...

Gosto da direção que vocês escolheram. Bacana!

Bom trabalho!

29 de abril de 2007 às 01:54  
Blogger San disse...

Uma pena eu não poder ter ido às apresentações e dinâmicas. Mas pelo o que vocês relataram no texto e no vídeo, e pelo o que eu vi vocês conversando, a escolha de (re)tratar o Desejo é fantástica.

Vende-se de tudo ( e de todos ) nessa área tão (des)conhecida. A vida é um cabaré, meu velho, exatamente como Louis narra no vídeo de vocês: a mesa está posta, o vinho está te esperando...e vamos ao cabaré! Vamos nos divertir! Extravasar vontades, criar desejos, consumir, comprar tudo o que o dinheiro pode pagar. E, como sempre exite troca, nesse cabaré não só consumimos, como nos vendemos; vendemos nossa imagem, vendemos fé, compramos pedaços de paraíso. Yes it's time for celebratin'(...) No use permiting a prophet of doom
To wipe every smile away.

A escolha por "Money" também é bem direta, e bem intencionada. Na lendária sincronia de "Dark sido of the moon" e "O Mágico de OZ", é a música que toca quando se anda nas estrada de tijolos, amarelos como tudo o que tenta chamar atenção pra si. O som da máquina registradora é inquietante, especialmente associada e esse espaço que é tão presente para nós, moradores soteropolitanos.

Desejo é um dos Perpétuos, irmã-irmão gêmea de Desespero. Desejo é das coisas que movem a vida, somos desejo-dependentes, sempre propensos a criar necessidades onde elas não existiam. Desejo é reação química, e de nosso hipotálamo inunda as veias com toques de euforia. Desejo é a raiz dos verbos desenhar, projetar, imaginar, prever, querer, ansiar... e vocês incluiram um outro verbo nessa lista, que é o consumir. Desejo é o que cria as cidades-espetáculo, é o combustível das megamáquinas urbanas, e aí se inclui Salvador.

E a idéia de mapear os desejos de consumo da sala foi sensacional, fiquei imaginando como seria se vocês fizessem isso ali na rodoviária, dentro do Iguatemi ou na passarela. Será que vocês conseguiriam mapear desejos não-materiais?

Como disse antes, gostei da abordagem. Quero mais! E mais!

29 de abril de 2007 às 03:10  

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